Reformas religiosas
QUANDO COMEÇOU: Essa situação ocorreu durante o séc. XVI, onde novas religiões cristãs surgiram.
FATORES QUE ORIGINARAM A REFORMA
Críticas à Igreja Católica: Os membros da alta hierarquia do clero viviam luxuosamente, totalmente alheios ao povo;
Quebra do celibato por parte de alguns membros do clero;
Venda de cargos da Igreja;
Venda de “dispensas” (isenções de algumas regras da Igreja ou de votos feitos anteriormente);
Venda de objetos religiosos;
Venda de Indulgências (perdão de alguns pecados);
Cisma do Ocidente: fruto de divisões internas na Igreja que provocaram a eleição de dois papas – um em Roma e outro na França) Cativeiro de Avignon
Combate da Igreja à usura (empréstimo de dinheiro à juros altos) A igreja defendia o “preço justo” (teoria incompatível com o sistema econômico da época)
Questionamento da riqueza da Igreja
MARTINHO LUTERO
Martinho Lutero iniciou suas pregações na Universidade de Wittenberg, onde lecionava teologia. Em 1517, revoltado com as vendas de indulgências acusou o papa de simonia e fixou na porta da Catedral de Wittenberg as 95 teses, onde criticava o sistema e apresentava sua nova doutrina. Essas teses foram distribuídas por toda a Alemanha e recebeu o apoio da população. Lembre que Lutero NUNCA TEVE A INTENÇÃO DE SEPARAR A IGREJA.
O homem se justifica somente pela fé; (crença na predestinação);
Só existem dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (negação da transubstanciação);
Bíblia: única fonte de verdade divina;
Não existe uma hierarquia religiosa, o celibato e o uso do latim nos cultos religiosos
Em 1517 Lutero publicou as “95 teses”. Nesse documento Lutero expunha sua doutrina e opunha-se à venda de indulgências
Em 1520 foi excomungado pelo papa Leão X
Em geral a Alemanha ficou dividida em duas áreas religiosas: ao norte o luteranismo e ao sul, onde a influência do imperador era maior, prevaleceu o catolicismo. Isso fez com que a Igreja perdesse grande parte de suas terras e os tributos que recebia.
O luteranismo apresentava poucos atrativos para a burguesia. O comércio, segundo Lutero, foi criado do Diabo e sancionado pelo papa.
REFORMA DE CALVINO
Na França, João Calvino, iniciava a sua pregação em 1534, em locais que tinham numerosos adeptos da reforma na igreja. Obrigado a fugir, foi convidada a morar na Suíça, onde conquistou Genebra com suas pregações. A doutrina calvinista. tinha teses mais radicais que a de Lutero onde ele acreditava que o mundo depende da vontade absoluta de Deus e onde apenas alguns homens estão predestinados a salvação. Ao contrario de Lutero ele criou uma doutrina que estimulava o lucro, favorecendo assim os burgueses.
O homem nasce predestinado e se salva apenas pela fé
Encorajava o trabalho e o lucro como vocação dada por Deus
Segundo tais princípios a burguesia encontrou a ética protestante de que necessitava. Sendo assim o Calvinismo se espalhou pela França, Inglaterra, Escócia e na Holanda.
REFORMA ANGLICANA
O líder da Reforma Protestante na Inglaterra foi o próprio rei Henrique VIII que rompeu com a igreja pois queria desfazer seu casamento com Ana Bolena o papa não concedeu a anulação. Os motivos de Henrique de fato foram políticos pois queria escapar do controle do papa e fazer a igreja submissa ao estado e econômicos onde queria tomar os bens da igreja.
O rompimento com a Igreja Católica deu-se no reinado de Henrique VIII. O rei estava casado há 18 anos com Catarina de Aragão e não tinha nenhum filho homem. Decidiu anular seu casamento, para se casar com Ana Bolena, pedindo ao papa Clemente VII o divórcio. O papa negou o pedido do rei e Henrique VIII fundou sua própria Igreja.
A Igreja Anglicana permaneceu idêntica à Igreja Católica, sendo diferente na autoridade máxima dos anglicanos, que passou a ser o rei e não o papa.
REFORMA CATÓLICA E CONTRARREFORMA
A Igreja Católica viu-se em situação desesperadora com o avanço do protestantismo que se estendia por toda a parte e de forma rápida. Em 40 anos a Igreja viu a sua autoridade ser negada na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça, Inglaterra e Escócia. E recebeu proposta de reforma na França. Em 1534 fundou-se a Companhia de Jesus, a organização assemelhava-se a um exército. Com a Companhia de Jesus, a igreja ressurgiu fortalecida, disciplinada e moralizada, eles tinham tanto poder que eram chamados de Papa Negro. Medidas de combate aos protestantes:
PRIMEIRA: Por meio da educação, com a criação de colégios destinados ao primário e a recuperação de novas gerações. Com essas medidas recuperou os Países Baixos e a Polônia.
SEGUNDA: A difusão do catolicismo entre povos não cristãos. Os jesuítas puderam levar a fé católica a novas terras, principalmente as americanas, ampliando a penetração da Igreja de Roma pela catequese.
TERCEIRA: Repressão ao protestantismo, por meio dos tribunais da Inquisição. Com isso centenas de pessoas foram torturadas e condenadas a morte na fogueira e acusadas de heresia. No Brasil, o Tribunal da Inquisição chegou por meio dos Visitadores.
PODCAST
![]() |
NERDCAST - A Reforma Protestante ESCRIBA CAFÉ - A Reforma |
Comentários
Postar um comentário