Revolução Russa

 A Revolução Russa foi um movimento ocorrido entre 1917 e 1928 que derrubou a monarquia no país e culminou na criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) 

Revolução socialista na Rússia 

 Em 1848, o Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels anunciava: "um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo". Quase 70 anos depois, em novembro de 1917, revolucionários socialistas liderados por Lenin, Trotsky e Stalin tomaram o poder e iniciaram a construção de um Estado baseado nas doutrinas marxistas.  

A Rússia às vésperas da revolução 
 As vésperas do movimento revolucionário de 1917, o Império Russo apresentava particularidades politicas, econômicas e sociais que se tornariam fatores de sua própria destruição  
 população, cerca de 160 milhões de pessoas, era constituída por indivíduos de diferentes nacionalidades, forçados a viver juntos em um Estado despótico, cujo poder absoluto e arbitrário concentrava-se nas mãos do czar, apoiado pela nobreza proprietária de terras e pela Igreja Ortodoxa Russa. 
 Tal situação contribuiu para que o operariado se mantivesse em constante confronto com o czarismo e para que o pensamento marxista se difundisse no meio urbano. 

A preparação política 
 A divulgação das concepções marxistas no Império Russo possibilitou a formação de diversos agrupamentos e organizações de esquerda e, a partir destes, a criação do primeiro partido politico de caráter marxista do país, em 1898, o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). As discussões sobre a natureza da luta contra o czarismo criaram duas tendências no interior do POSDR: os mencheviques (minoria) e os bolcheviques (maioria). 


 Os mencheviques, defendiam a tese de que a luta contra o czarismo deveria passar por uma etapa democrático-burguesa. Ou seja a burguesia deveria tomar o poder e instaurar uma republica que promovesse reformas econômicas e sociais visando desenvolvimento do capitalismo. Só depois se colocaria a revolução socialista. 
 Os bolcheviques, defendiam a necessidade de uma revolução proletária conduzida por uma organização clandestina, de revolucionários profissionais, centralizada e submetida a rigorosa disciplina. 

Domingo Sangrento 

 No dia 22 de agosto de 1905, em um domingo, o padre Gregori Gapone liderou uma manifestação pacífica que caminhou até o Palácio de Inverno do Imperador Nicolau II. O objetivo da manifestação era apenas entregar um conjunto de documentos com as reivindicações da população, então o imperador russo prometeu atacar a multidão casa não recuassem. O povo não recuou e Nicolau II ordenou que suas tropas que disparassem. Centenas e centenas de russos foram mortos pelos próprios soldados. O gelo branco da neve que escorria pelo chão ficou manchado pelo sangue das pessoas que tiveram seus corpos perfurados pelos projéteis. Esse dia ficou conhecido como "Domingo Sangrento" e marcou o início da elaboração da Revolução Russa. 

Revolução em duas fases 
 A revolução russa se deu em duas fases; a primeira delas em 1917, conhecida como "Revolução de Fevereiro" que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma republica de caráter liberal. A segunda fase da revolução ficou conhecida como a "Revolução de Outubro", no qual o Partido Bolchevique, liderada por Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético 

A formação da URSS 
 Após a revolução, foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS. Milhares de opositores foram perseguidos, presos e assassinados pelo governo. Triste situação que perdurou durante toda a história da União Soviética.

Fonte
Imagem: Pinterest  5dias

Comentários

  1. qual a tradução do texto das bandeiras que eles carregam na imagem ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Inquisição: Métodos de tortura

II Guerra Mundial

Guerra das Duas Rosas